Neste sentido consideramos importante conciliar duas componentes: A realização de uma pesquisa mais extensa e exaustiva propondo o conhecimento da cultura, das danças, dos hábitos, usos e costumes de alguns dos países destes continentes. Dando liberdade de escolha aos participantes para escolherem e apresentarem o país de eleição mediante o continente trabalhado em cada dia. Sentimos ainda a necessidade de conciliar uma componente de carácter mais lúdico e por conseguinte surgiu a culinária. Assim o Lúdico e o Pedagógico a par pretendem constituir este curso como uma mais valia para que todos possamos estar “Mais” e sermos “Mais” no Mundo (mesmo que seja neste cantinho da Quinta da Fonte da Prata”
Cada dia de curso será dedicado a um continente.
Pretendemos que os participantes conheçam as diferentes culturas de diferentes povos e países, mas que acima de tudo tenham uma capacidade autocrítica e reflexiva do conhecimento, mas também do respeito pelo outro. Assim... começa este curso!
A História dos quatro Reinos
Era uma vez, um mundo diferente do nosso… estava apenas dividido em quatro reinos.
Estes quatro reinos eram governados por reis muito diferentes uns dos outros… e por isso não existia ordem neste mundo, não existia paz.
Os conflitos e a não aceitação por parte de todos eram uma constante.
Neste curso convidamos todos os presentes a conhecerem estes quatro reinos. Para observarem as maravilhas que estes representam, para adquirir novos conhecimentos sobre diferentes culturas, mas com um objectivo único “Unir os quatro reinos”.
Para isso cada equipa terá de embarcar por caminhos diferentes… e encontrar estratégias próprias para convencer os reis dos quatro reinos que a União e a Paz é a única forma de estabilizar este planeta e torná-lo único.
Para isso devem conhecer os quatro reinos e seguir as mensagens de cada rei, de forma a perceberem se cada rei estará interessado em aceitar e unir-se ao outro. Devem criar um reino único mostrando que através da cozinha e da culinária não existem fronteiras.
“ É provável que, alguma vez, já tenham querido saber quais são os hábitos alimentares das crianças noutras partes do mundo. Alguma vez imaginaram que as crianças iranianas não sabem o que é comer pãezinhos frescos com compota? E que no Japão todas as refeições são acompanhadas de arroz, e em África de papas e aveia? Talvez algum dos adultos à vossa volta saiba dizer-vos qualquer coisa sobre estes países. Perguntem! Ao fogão e há mesa, pode-se aprender muito”
“ Que tal convencer os reis a experimentarem um pequeno-almoço na China, ou na India, um almoço na Rússia ou nas Filipinas e um jantar no Norte de África ou no Irão?” Olhem para o mapa e visualizem os reinos, embarcando numa viagem em que o planeta terra se transforma e não existem países, mas apenas Reinos.”
Sem comentários:
Enviar um comentário