14 de maio de 2012

Clube de Leitura: os Escritores da Liberdade


Os Poetas do Clube de Leitura escrevem, por estes dias, com a caneta da Liberdade.

Através da visualização do Filme Páginas de Liberdade, do realizador Richard LaGravenese, os participantes do Clube de Leitura do 2º e 3º ciclos têm tido a oportunidade de conhecer e refletir sobre a história real de um grupo de jovens oriundos de bairros degradados e criados num meio de tiroteios e violência, que irá descobrir, através de uma professora, o poder da tolerância e do respeito, recuperando as suas vidas despedaçadas e mudando os seus mundos.

Os participantes do Clube puderam também conhecer um pouco mais da história dos Escritores da Liberdade no site da Fundação Escritores da Liberdade em http://www.freedomwritersfoundation.org




No final da visualização do filme, realizamos uma conversa em grupo sobre escrita enquanto motor de promoção da liberdade, sobre as questões raciais e a importância de nos respeitarmos mutuamente, e sobre a forma como cada um dos presentes de identificou com o filme.
Cada um dos participantes iniciou também a escrita no seu Diário Pessoal, começando por contar um pouco da sua própria história, tal como acontece no filme.

As histórias escritas em cada um dos Diários poderiam, ou não, ser apresentadas ao grupo, conforme a vontade de cada um dos jovens. E por isso, de todos, o Yordanie foi o único que pediu para que a sua pequena narrativa fosse partilhada com todos no blog.


Aqui fica a primeira página do Diário do Yordanie:



Sem comentários:

Enviar um comentário